Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

24 agosto 2010

Entrevista

Cláudia Manhães - Moda e Consultoria


Ela já pensou em ser Arquiteta, chegou até cursar algumas matérias, mas na reta final resolveu se render a sua verdadeira vocação, a moda! Cláudia Manhães é sem dúvida um exemplo para todas as ‘aspirantes’ a jornalista de moda. Com uma trajetória profissional de sucesso, que vai desde o estilo à consultoria empresarial, a fundadora do Moda e Consultoria, revela em entrevista exclusiva ao Guia de Estilos um pouco da sua trajetória, os seus planos, e dicas para vencer na profissão.

~> Guia de Estilos: Você cursava a faculdade de Arquitetura quando resolveu trabalhar com moda. A moda sempre esteve presente na sua vida e como foi essa mudança de área?
Cláudia Manhães: Sempre... Desde pequena já fazia roupinhas para a Suzi, tia da Barbie!!!RS... Depois comecei a desfilar aos 11 aninhos e com 19 anos me casei e fui para o Rio. Como não existia curso de moda optei pela arquitetura, mas acabei largando no último ano em função de uma oportunidade única que surgiu na época e montei minha própria confecção com 20 anos.

~> GE: Quais eram as suas inspirações para criar?
CM: O espelho!!!Rsrsrs... Sim, só conseguia criar enrolada em tecidos na frente do espelho, onde alfinetava as peças que depois eram modeladas. Na verdade depois fui saber que a técnica se chamava moulage, mas na época nem pensava nisso... Depois passei a viajar muito, para captar cores, bases, tecidos.... Mas sempre no espelho. E as peças eram reversíveis, ou seja uma virava duas ou tres... E eram comercializadas com "bulas" para que as pessoas soubessem usar. EX: Blusa usava de cabeça pra baixo, saia virava vestido, blusa virava saia, etc...

~> GE: Como surgiu o Moda e Consultoria?
CM: Eu resolvi abrir mão da confecção depois de 16 anos, com uma média de 150 funcionários, dois show roons e 1 loja no Leblon. Estava no auge da carreira, mas não via meus filhos pequeninos e como havia me separado ficando sozinha tocando tudo isso e sem família no Rio, optei em fazer uma festa no Palácio Guanabara de despedida, deixando as portas abertas e voltar para Vitória. Logo em seguida o SEBRAE Nacional me convidou para montar um projeto de consultoria dentro das confecções e foi um sucesso... Nisso a internet estava nascendo e resolvi lançar o primeiro site de moda na época, hoje com 11 anos, em paralelo às consultorias claro.

~> GE: Ao longo dos anos o Portal foi se aprimorando e modernizando está do jeito que você sempre quis ou falta alguma coisa?
CM: Sempre mudando, sendo atualizado nas informações, mas principalmente na tecnologia... Mas o objetivo inicial já era dar consultoria empresarial pela internet e só agora a ÁREA BUSINESS está sendo lançada. A demora foi realmente em função da tecnologia ideal por causa do peso das imagens. O Moda e Consultoria Business e para conhecer um pouco o conteúdo, basta acessar a revista virtual que se encontra na capa.

~> GE: Com tantos anos de carreira, você se sente realizada? O que ainda deseja alcançar?
CM: Ahhh falta muita coisa... Preciso ver essa ÁREA BUSINESS ajudando muitas confecções. Principalmente as médias e pequenas... Fora as palestras que adoro dar, voltar a fazer a TV do Portal, que parei um pouco por falta de tempo mesmo e ainda lançar uma revista impressa.

~> GE: Que conselhos você daria a quem quer seguir essa carreira?
CM: Trabalhar em várias áreas do setor de moda, pois sem "chão de fábrica" fica complicado ensinar na consultoria. Mas tem um leque de opções e se tem talento então... Jornalista focada no setor, estilista, enfim... Uma infinidade de opções, mas o principal é a persistência, sem dúvida.

~> Deixe uma mensagem ao público do Guia de Estilos:

"Siga o seu estilo com muito estilo de vida. Não se deixe levar pelo "glamour" da profissão apenas... Ele faz parte de uma pequena parte dessa história toda... No mais, simplicidade e criatividade andam de mãos dadas para se fazer sucesso. Ninguém faz nada sozinho.

Beijos!

Cláudia Manhães."

Fotos da trajetória de Cláudia Manhães:


*Nota da Editora: Cláudia, muitíssimo obrigada pela entrevista! Muito sucesso, luz e paz! Obrigada por contribuir para o meu crescimento profissional e sigo te admirando e aplaudindo! Beijos Suellen.


Show comments
Hide comments

3 comentários:

  1. Parabéns, Suellen! Excelente escolha para inaugurar seu blog. Muito sucesso e continue exibindo seu talento.

    ResponderExcluir
  2. stela.dohle@googlemail.com24 de agosto de 2010 22:52

    Acabei de conhecer o Guia de Estilos e ja está na minha lista.
    Sou fotografa de moda e gostaria de apresentar meu blog de moda pelo mundo afora.
    Sou brasileira e moro em Düsseldorf na Alemanha.
    http://streetstylebystela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adriana muito obrigada pelo carinho! Você foi a primeira pessoa a acreditar no meu talento! (Depois do Rolland, claro! rs)Muito do que sou hoje devo a você! Um exemplo de profissional! "Deus ajuda quem tem talento!" Nunca vou me esquecer desta frase! Grande beijo!

    ...

    Stela! Muito prazer!! Amei o blog! Estou tentando comentar mas não consigo! rsrsrsrs Beijos

    ResponderExcluir