Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

10 outubro 2010

Meu primeiro moleskine...


Na infância o fiél companheiro de toda menina é o Diário. Na adolescência as famosas agendas... Mas e depois que a gente cresce? Não é sempre que temos tempo para anotar tuuudo o que acontece em uma agenda, fora que os modelos convencionais ocupam muito espaço na bolsa. E é exatamente aí que entram os moleskines! Eu ganhei o meu primeiro caderninho da minha vó. Um modelo super fofo com estampa de chita que foi-se embora rápido, com o meu projeto final, da faculdade de moda.
Na minha primeira cobertura do Fashion Rio, eu ganhei de presente de ‘boas vindas’, um modelo da Pitilé! Todo rosinha de caracóis... Meu lindo caderninho me acompanhou desde a elaboração de pautas e entrevistas, até croquis daquela temporada de moda.


Desde então me apaixonei pela marca! E coleciono alguns modelos... Assunto é o que não falta: pautas, entrevistas, dicas, desenhos de moda, e milhares de idéias mirabolantes desta jovem jornalista de moda!
E sabe o que é mais legal? A criadora da Pitilé, Bruna Richard concedeu uma entrevista ao Guia de Estilos! Aqui você vai saber como Bruna e o sócio Fabiano Abreu criaram esses apaixonantes caderninhos artesanais.


Guia de Estilos: Como surgiu a Pitilé?

Bruna Richard: Pitilés são caderninhos produzidos manualmente por mim e meu marido, Fabiano Abreu. Somos publicitários, sócios da agência brasiliense fullDesign. Era um desejo antigo ter um Moleskine, o caderninho usado por Van Gogh, Matisse e Picasso. E quando um amigo foi para Paris me trouxe um de presente, naquela época ainda era complicado encontrá-los no Brasil. A partir daí iniciamos uma coleção de caderninhos que não parou mais. Então, surgiu a necessidade de fazer um novo portfólio para a fullDesign. Da pesquisa para fazer esse portfólio começamos a fazer nossos próprios caderninhos baseados nos Plain Journals Moleskine Cahiers que também são costurados a mão e tem capa de papel. O nosso processo foi evoluindo, passamos a fazer também capas revestidas de tecidos e em seguida acrescentamos o elástico colorido para fechamento.

Guia de Estilos: O trabalho é totalmente artesanal, como é o processo de criação?

Bruna Richard: Bom, o processo é longo, mas extremamente prazeroso. Começa na pesquisa por tecidos, texturas e materiais nas lojinhas de artesanato da cidade. Em seguida preparamos os tecidos, revestindo o papel da capa e acrescentamos as folhas para depois fazermos os furos que também são manuais e feitos um a um. Costuramos, prensamos e refilamos. Também precisamos fazer os furos do elástico e na capa, esse furo é feito com martelo e vazador. Depois de tudo isso colocamos o rebite e chancelamos a contra-capa. Ufa! Simples né? (rs)

Guia de Estilos: O que serve de inspiração para criar as estampas?

Bruna Richard: Fazemos um trabalho de "garimpo" nas lojas aqui de Brasília e até fora do país, pesquisando novos tecidos e estampas. Recentemente fizemos um trabalho bem interessante com o Junior Valler, de Campinas-SP, ilustrador que fez o desenho das capas dos pitilés ilustrados. Essa é uma tendência do nosso trabalho, fazer parcerias com designer e ilustradores que tenham um traço peculiar.

Guia de Estilos: Você imaginava que o moleskine fosse virar esse sucesso?

Bruna Richard: Na verdade o sucesso do moleskine sempre existiu. Mas, os adoradores não tinham como comprá-lo aqui no Brasil. Quem tinha, trazia de fora. A partir do momento que ele passou a ser vendido por aqui, ficou ainda mais popular, mas é muito caro. Por isso, hoje existem muitas alternativas de caderninhos feitos à mão. O que eu acho muito bacana, pois existem trabalhos muito bem feitos no mercado.

Guia de Estilos: O que são os tutulés?

Bruna Richard: Já as tutulés, são carteiras mágicas pra guardar dinheiro (tutu), daí a idéia do nome tutulé. Elas são mágicas porque você pode abrir de um lado ou de outro e o tutu fica preso por elásticos, incrementamos com um bolso na frente para guardar cartões. Nesse endereço fizemos um vídeo mostrando como é uma tutulé: é só clicar aqui!

Guia de Estilos: Vocês pretendem lançar outro produto, quais os projetos para o futuro?

Bruna Richard: Estamos sempre pensando em outros produtos e novos formatos para os existentes, mas por enquanto estamos focados nos pitilés e tutulés e suas novas séries.

A Bruna nos confessou que pretende fazer uma série inspirada em moda!
(já tem uma sobre estilista, com esse fofo de dedal)
E então meninas, vamos sugerir algumas coisas?
Eu aposto na Pop Art! E vocês?



Contatos:
Bruna Richard
Pitilé - Trabalhos manuais
email: bruna@pitile.com.br
twitter: @pitile
Brasília-DF
Show comments
Hide comments

7 comentários:

  1. Gataaa, obrigada pelo comentário...eu ri MUITO! concordo com vc em gênero, número e grau! hahahahah mto fofo seu blog, vou visitá-lo com frequência!!! :) bjao!

    ResponderExcluir
  2. olá amiga, estou realizando um sorteio lá no meu blog, venha participar!
    Para visualizar o post acesse:
    http://tinaup.blogspot.com/2010/10/sorteio-joia-de-tina-up.html

    E aproveite e divulgue tb para suas leitoras...besitos!

    ResponderExcluir
  3. Ei flor, tudo bem com vc?

    Aqui, ta rolando sorteio la no meu blog, da uma olhadinha e participa tbm =DDD
    beejo grande

    www.jackysimionato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii o blog e toh seguindo !!!
    passa lá no meu e se gostar segue tb ?!
    beijão flor *-*

    http://meninasprumff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. que legal su, amei todos os caderninhos.
    bjk♥

    ResponderExcluir
  6. Amiiigaaaa, vc é a coisa mais fofaaa eveeer *_* hahahahha e concordo com vc...a gnt é super parecidaaa!!!...Me divirto MUITO com os seus comentários hahahahahha, como da outra vez, morri de rir! hahahahha vá pro cinema preparada pra se irritar com o Portunhol do Javier! HAHAHAHHA mas achei fofo o filme!!! :D
    BJAOOOO!!!!

    ResponderExcluir