Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

03 outubro 2010

Preview de Inverno 2011

Hot trends da próxima estação!


Essa semana foi agitada para a equipe do Guia de Estilos!
Enquanto Suellen de Oliveira estava em São Paulo prestando uma consultoria de moda. Gabriel Saito ficou responsável pelas coberturas de moda na cidade! A primeira, o seminário do MODALOGIA com as principais tendências de Inverno. Em seguida, uma exclusiva com Roberta Calazans, da C A S A, um charmoso atelier que reúne moda e cultura no Valparaíso,
Petrópolis, Rio de Janeiro. Visto?


Inverno 2011



O seminário ministrado por Evelyn Bonorino e Mirela Lacerda, diretoras da MODALOGIA, apresentado no dia 28/09/2010 pelo SEBRAE, foi uma excelente amostra das principais tendências do Inverno 2011. Primeiro foi esclarecido o comportamento do consumidor para a estação com o seguinte contraste: nostalgia X tecnologia. Esse será o paradoxo que viveremos, do resgate de passado e desaceleração em contraponto com as novas mídias e a maior interação e conhecimento do público com a tecnologia.
Além de darem ênfase ao comportamento do consumidor que é um diferencial na hora da venda e nas ferramentas de comunicação que a internet proporciona ajudando no marketing de uma marca. Elas apostam que a comunicação através de diferentes mídias sociais serve de plataformas de informação, divulgação e lançamento de tendências. Também foi citado o momento pós-crise que mudou o pensamento consumista da grande massa fazendo com que as pessoas avaliem suas compras pensando em até duas vezes antes de comprar um produto, dando ênfase na qualidade e nas peças atemporais.

Temas


Foram apresentados os principais temas, cores e têxteis, que são elementos importantíssimos de auxílio em um desenvolvimento de coleção. A moda feminina veio com cinco temas importantes que estarão em voga: anos 50 (glamour e feminilidade), refúgio (bucolismo e desejo de conforto), clean & classic (minimalismo na medida certa), jet set (anos 70 com leve androgenia) e futurama (futurismo e vanguarda). Para poderem exemplificar de uma maneira ótima, foram apresentadas imagens de looks importantes da estação no hemisfério norte e também exemplo de pranchas tema de inspirações com destaque total para as de filmes, fotógrafos e atrizes.



 Nas pranchas de inspirações para os anos 50, por exemplo, tiveram imagens de filmes como “Ladrão de Casaca” de Alfred Hitchcock, dos fotógrafos Richard Avedon e Irving Pain e das atrizes Grace Kelly e Audrey Hepburn. O estilo está com muita evidência graças aos badalados desfiles de grandes grifes como a Prada e Louis Vuitton. Nos calçados teremos a volta dos scarpins, saltos grossos (esqueçam os finos!), botas e galochas. A cartela de cor vem com beges, marrons, cinzas e rosados. As estampas variam de poás, leopardos, “oncinha” e os florais invernais (estes substituindo os libertys do verão). Outros detalhes importantes são as cinturas marcadas, bustos decotados, saias com a altura nos joelhos e as meias 3/4 e 7/8 que têm uma força enorme em cima do estilo anos 50. 
Outro estilo forte que deve vir para ficar é o minimalismo dos anos 90. As peças simples sem detalhes com vestidos e casacos limpos e o jeans liso e atemporal. Os materiais como lã, algodão, microfibra, sarjas, malhas encorpadas e até o couro serão cotados com uma cartela de cor neutra com cinzas, preto e off-white. O tricô será o material chave do Inverno 2011. Elas apostam que é “a hora do tricô”, que poderá ser utilizado em suéteres de gola rolê, gorros e até ponchos (sim, eles estão pop!).


Evelyn Bonorino conversou com o Guia de Estilos sobre o seminário e o Pólo Petrópolis:

Guia de Estilos: A Modalogia já vem em trabalhando em conjunto com o Sebrai desde o meio do ano. Qual a importância dessa parceria?

            Evelyn Bonorino: A proposta do Sebrae é fornecer a cultura e informação de moda no Pólo Petrópolis. A Modalogia está em expansão, é a primeira vez que saímos do Rio de Janeiro e estamos indo para o interior. E já estamos na terceira palestra por aqui. Estamos ampliando a fonte de informação de moda como no planejamento de coleção e na potencialização de vendas. O objetivo está bem traduzido para passar para os empresários e estilistas.

GE: A primeira palestra interativa, na abertura do Rua Teresa Fashion, foi uma novidade para os empresários da Rua. As dicas de sobreposições foram aprovadas pela maioria dos empresários que já estampam nas vitrines, vários maneiras de se usar um look. Vocês pretendem repetir esse modelo de palestra aqui no lançamento de Inverno?
                                                                                
EB: Sim, com certeza precisa ser repetido. É para ajudar o atacadista a pontecializar a venda. Por colocarmos questões de dúvida de quem está vendendo, além das questões regionais e climáticas que alteram o modo de vestir dentro da estação (como foi o caso das sobreposições).

GE: O que é o seminário direções de inverno e quais os objetivos?

EB: Logo após o lançamento de Verão os empresários começam a confeccionar o Inverno. A Modalogia “mapeia” a visão de sugestões sobre tudo o que foi aparecido como tendências globalmente. É um exercício para a empresa selecionar e racionalizar, filtrando todas as informações necessárias de acordo com seu público-alvo. O seminário é um condutor que minimiza erros de escolhas que às vezes desnecessárias e que acaba atrapalhando o desenvolvimento da coleção. O Pólo Petrópolis é famoso e importante, mas precisa ter algo diferente, principalmente no Inverno. Abordamos também no seminário questões de comportamento do consumidor. Estamos com uma parceria com a Lunelli Têxtil para mostrar no seminário amostras de malha de inverno para amarrar ainda mais as informações e sugerir visualmente em texturas e estampas da estação.

Por: Gabriel Saito
Fotos: Reprodução
Show comments
Hide comments

8 comentários:

  1. Oi querida!
    Vi seu comentário na União de Blogueiras e já estou te seguindo. Me segue também.
    Bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Seminário sobre moda, que legal, adorei!
    bjk♥

    ResponderExcluir
  3. Criei um blog para divulgar sorteios de outros blogs.
    www.alicetentandoasorte.blogspot.com
    Caso queira que divulgue algum, entre em contato.
    Caso possa ajudar a divulgar o blog, agradeço.
    Te seguindo, me seguee tbm flor !
    beijoo

    ResponderExcluir
  4. Ei flor, tudo bem com vc?
    vim te dar um "OI"

    beejo grande":"

    ResponderExcluir
  5. Essa bolsa da Grace Kelly é meu sonho de consumo!!
    http://streetstylebystela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho me sentido muito bem com essas tendências da moda.
    Post muito bom.
    Bjo

    www.narkyacessorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. que tudooo esse blog... já estou seguindo, adorei!!
    passem no meu, é novinhu, mas sempre tem novis por lá!
    http://kpriche.blogspot.com
    beijocas

    ResponderExcluir