Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

26 abril 2016

Home Sweet... Office!

As delícias de trabalhar em casa!


Oi gente!

Alguns amigos próximos têm me perguntado: mas e aí, como faz para trabalhar em Home Office? Tem que ter muita disciplina, né? Mas vale à pena? Como funcionam os atendimentos aos clientes?
Quando a gente fala para algumas pessoas: montei a minha própria empresa, muitos pensam: tá rica. Kkkk Mas quando digo: trabalho em casa, muitos torcem o nariz. Eu sei que Home Office é uma prática ainda pouco explorada, pelo menos em Petrópolis, conheço algumas pessoas que ainda se sufocam pagando salas comerciais, gastando com transporte, aluguéis e refeições sem necessidade.

No meu caso a única coisa que aumentou foi a conta da energia elétrica, já que antes só vinha para casa para dormir... rs De resto melhorou a qualidade de vida e de trabalho em 100%. Tudo bem que não são todas as profissões que permitem você montar um home office, mas no meu caso que sou Consultora de Comunicação (Assessoria de Imprensa e Social Media) e Moda (Pesquisa e Produção de conteúdo), o Home Office foi uma solução perfeita!
Bom, voltando ao tema ‘Mudanças’, eu vou postar aqui algumas dicas que recebi, outras pesquisei que muitos amigos da área (jornalistas ou publicitários) estão adotando. Se você também trabalha em casa compartilhe conosco as suas dicas! 


  1. Tenha um espaço para montar o seu local de trabalho – É muito fácil dizer que vai trabalhar em casa, mas é fundamental que você tenha um local apropriado para tal. Atualmente eu moro sozinha, então transformei um quarto vazio da casa em um escritório. Lá estão meus livros, pastas, materiais, entre outros. Mas se você não tem um espaço próprio, tente colocar no seu quarto, uma boa mesa, uma pequena estante e um mural.  
  2. Acorde todos os dias no mesmo horário. E acorde cedo! Não é porque você trabalha em casa que você vai acordar às 12h! No início até fiz isso, mas acredite, o seu trabalho não rende!
  3. Crie o hábito de começar o dia sempre pela mesma atividade. Eu comecei a caminhar na parte da manhã, então após a atividade física é que meu dia efetivamente começa. O meu bairro tem muito verde então é bacana sair, pensar e voltar inspirado para o trabalho.
  4.  Por mais que esteja com pressa, não deixe de preparar um bom café da manhã. Alimentar-se nos horários certos é fundamental, faça suas pausas nos horários das refeições.
  5.  Comece o seu dia pela tarefa mais importante, que provavelmente não é assistir TV... Dependendo da área que você atua é fundamental checar e-mails, dar uma olhada nas redes dos clientes para ver se tem alguma pergunta não respondida, alguma dúvida de clientes, para iniciar a produção de conteúdo (vida de Social media).
  6. Seja organizado!! Ter uma agenda é fundamental, atualmente também tenho um mural, como a cartela de clientes começou a se diversificar é bom ter à vista todas as reuniões e compromissos da semana. Outra dica importante é separar o material de cada cliente em pastas (online e física), assim, quando precisar preparar algum relatório está tudo à mão.
  7. Divida seu tempo em blocos de 1 ou 2 horas de trabalho bem focado. E durante estes períodos, procure não se distrair, sair do escritório ou checar as suas redes sociais e então, faça pausas entre estes blocos de tempo. Aí sim, dê uma volta, brinque com os seus cachorros (tenho dois!) confira suas redes sociais, grupos do whatsapp...
  8. Separe períodos na sua agenda diária para esporte, amigos e ócio. E aproveite estes momentos sem culpa. (Essa é a melhor parte do dia!)
  9. Tenha sempre comida em casa, para não perder tempo com decisões do tipo “onde vamos almoçar?” ou com o tempo perdido em sair para comer e voltar para o escritório. Este tempo deve ser utilizado para uma refeição tranquila e sem pressa em casa. E quando for abastecer seu freezer, aproveite para optar por opções de alimentos mais saudáveis.
  10. De vez em quando mude de janela: saia de casa e vá trabalhar em um café, escritório de amigos ou até no parque. Devo confessar que o fato do meu notebook não ter boa bateria não tem me permitido fazer isso, mas vale a dica! Tenha sempre esse plano B caso falte energia elétrica ou a internet saia do ar.
  11. Organize-se para fazer boa parte do trabalho em um turno (manhã ou tarde) isso vai facilitar a sua rotina para marcar as suas reuniões externas, claro, que dependendo do cliente você terá que sair do planejado, mas estabeleça um fluxo. Assim você pode sair sem preocupação de ao retornar ter que fazer a tarefa X ou Y.
  12. Saiba a hora de “fechar o boteco”. Trabalhar noite adentro não é producente. E o dia seguinte de uma noite mal dormida é ainda menos produtivo.

Utilizando estas estratégias, você consegue otimizar o seu dia e trabalhar um número de horas efetivas e produtivas, sem ter que deixar de lado suas atividades e compromissos pessoais. Devo confessar que me sinto muito menos estressada e angustiada, consigo fazer exercícios regulares, encontrar os amigos, cozinhar refeições saudáveis e ter revigorantes noites de sono. E claro, manter minha renda fixa!
Compartilhe conosco as suas ideias!
A gente precisa fazer o que gosta! O dinheiro é consequência de todo o processo! Foca em seus objetivos e seja feliz!
Obs: Estou redecorando meu escritório, assim que estiver tudo lindo vou compartilhar algumas dicas! :)

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