Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

29 agosto 2016

PROJETO LEVA ARTE MAMBEMBE PARA DIVERSOS BAIRROS DA CIDADE


O Circo como ferramenta de desenvolvimento humano através da arte e da cultura. Essa é a proposta da Xdaquestão Produções com o Projeto “CIRCOlando”, que estreia no domingo, dia 04 de setembro em Nogueira. O objetivo é apresentar o circo para crianças, ensinando algumas das formas mais conhecidas da arte circense através de oficinas, tudo com muita diversão e alegria. As atividades são totalmente gratuitas e para grupos de até 50 crianças por dia de atividade.​

Diversas comunidades de Petrópolis serão contempladas com o projeto: Nogueira, Cascatinha no dia 11 de setembro, Meio da Serra dia 18, Carangola dia 25, Castelânea dia 09 de outubro, Bonfim dia 23, São Sebastião dia 13 de novembro, Secretário dia 20, Posse dia 27 e Thouzet no dia 04 de dezembro. Voltado para crianças das diversas faixas etárias, o “CIRCOlando” apresenta as variadas práticas profissionais envolvidas e a arte num contexto geral, desenvolvendo as diferentes linguagens do conhecimento.

“Nossa meta é promover ações culturais efetivas através das oficinas e dessa forma abrir o horizonte das crianças das comunidades para a possibilidade das artes como forma real de entretenimento e prática profissional futura. Ao final, serão entregues certificados de participação”, afirma Maurício Araújo, diretor geral e produtor da Xdaquestão.

Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através das atividades propostas. É importante que elas conheçam o universo circense, visto que o envolvimento com a arte torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem e da transformação social.


As atividades começam às 13h com as inscrições, que serão feitas através de uma ficha cadastral, em seguida é feita a abertura com a chegada dos atores e a apresentação dos projetos. A primeira oficina é a de Perna de Pau, em seguida, Show de Mágica, oficina de Malabares e Show de Palhaços, tudo realizado pelos atores circenses Fábio Branco, Léo Gaviole e Nathan Cardoso.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2231-9707, (24) 99955-2730 e (24) 98101-4558, no e-mail contato@xdaquestaoproducoes.com.br ou na Fanpage da Xdaquestão Produçõeshttps://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes.

SERVIÇO
CIRCOlando Petrópolis – Conhecer, aprender e respeitar a arte
Nogueira - domingo, 04 de setembro de 2016
Cascatinha - domingo, 11 de setembro de 2016
Meio da Serra - domingo, 18 de setembro de 2016
Carangola - domingo, 25 de setembro de 2016
Castelânea - domingo, 09 de outubro de 2016
Bonfim - domingo, 23 de outubro de 2016
São Sebastião - domingo, 13 de novembro de 2016
Secretário - domingo, 20 de novembro de 2016
Posse - domingo, 27 de novembro de 2016
Thouzet – domingo, 04 de dezembro de 2016


CRONOGRAMA

13h – Inscrição e Autorização de uso de imagem
Maurício Araújo - Produtor
Apresentação de ficha cadastral com todos os dados das crianças, autorização de uso de imagem por parte dos pais, verificação de alergias, contagem dos participantes e inclusão de pulseiras de identificação.

14hh – Abertura
Chegada dos atores, apresentação do projeto, explicação sobre as atividades, organização das crianças em grupos. Bate papo sobre o que é o circo, quando, como e de que forma surgiu. Apresentação da arte circense como herança cultural e familiar e como arte popular e de todo o cidadão.

14h15 – Oficina de perna de pau
Com uma brincadeira dos velhos tempos, o objetivo de se equilibrar numa perna de pau vai incentivar as crianças a superarem seus desafios. Essa atividade prazerosa ajuda na concentração e coordenação de movimentos, explorando novas habilidades como equilíbrio e percepção de espaço. Buscando resgatar uma brincadeira das gerações passadas, tem como objetivo de também despertar o interesse pela atividade física e mostrar pra criança que nem toda diversão vem do mundo eletrônico. Essa oficina propõe-se a resgatar a criança que brincava no quintal com atividades divertidas através da magia do Circo.

14h45 – Show de Mágica
Ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. O mais antigo registro de uma apresentação de mágica está em um papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C, que conta sobre um mágico chamado Dedi, e relata seu desempenho diante da corte do faraó Kéops. No projeto aqui apresentado as mágicas serão realizadas por Nathan Cardoso e dentre as atividades vão estar aparição de objetos, utilização de lenços, argolas, bengalas, varinha mágica, truques realizados com o público, dentre outras mágicas clássicas, cômicas e ventriloquismo que vão agradar as crianças, público alvo das atividades, bem como os pais e responsáveis.

15h15 – Oficina de malabares
Mágica ou Técnica? O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Estes objetos são itens que o artista usa para fazer o malabarismo, o qual pode ser feito com bolas, clavas, argolas, tochas, facas, serras, caixas, dentre outros.  A oficina de malabares tem como proposta de ensinar a técnica pra criança se sentir como mágico. Buscando iniciar os participantes à arte circense, a arte dos malabares será passada com muita interatividade e descontração. Ao confeccionar seu próprio malabar (bolinhas feita com balões de festa e painço) a criança aprenderá o passo a passo pra conseguir manipular as 3 bolinhas voando pelos ares. Essa proposta dela levar o malabar pra casa tem como objetivo incentivar a continuidade da prática. Estimulando a coordenação e concentração, cada participante terá uma experiência única de descobrir que pode fazer malabares com a implementação da técnica com persistência. Pensando na aplicação pedagógica da proposta, a técnica e persistência, podem ajudar na vida profissional e pessoal na busca de objetivos dos participantes.

15h45 – Show de palhaços
O objetivo é demonstrar a arte circense através de uma apresentação, projetando alegria para todas as idades. Sendo um show por meio de palavras, sorrisos, gestos, vão transportar o público ao mundo encantado do circo. A proposta em questão oferece um espetáculo variado de forma que os profissionais vão manter tradição circense com a arte "clownesque", misturando, graça, ingenuidade, malabarismo, músicas de domínio público e acrobacias.

16h15 - Finalização
Entrega de certificados de participação nas oficinas e convite para os próximos eventos.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário