Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

15 setembro 2016

IV ENCONTRO PETROPOLITANO DO NEGRO DEFICIENTE - ROMPENDO AS BARREIRAS DO PRECONCEITO

Coral: Enxergar além do olhar - Foto: Reprodução

No dia 26 de setembro terá início o “IV Encontro Petropolitano do Negro Deficiente Rompendo as Barreiras do Preconceito”, que será realizado na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial. O evento tem entrada franca e é aberto ao público.
As atividades começarão às 17h com o credenciamento. Em seguida, às 17h30, haverá a abertura do Encontro com o Coral “Enxergar além do Olhar”, que contará com a participação especial da Associação de pais e amigos dos deficientes visuais , do Instituto Emanuel e da intérprete em Língua de Sinais, Vânia Nascimento.
O público, às 18h, será convidado a participar da reflexão: “Rompendo Barreiras”, contação de história que será realizada por Alaíde Guedes, especializada em Arte-Educação.  Logo após, às 18h30, os convidados Márcio Scardine e Selene Brand darão seus depoimentos sobre a deficiência visual. Já Luciano Monteiro, Jorge e Enio Oliveira falarão sobre a deficiência física. A seguir, Vânia Nascimento e Andeza abordarão o tema da deficiência auditiva. Finalizando, Raiane Nascimento Alvino discorrerá sobre deficiência intelectual leve.
Já às 19h, o historiador Nilson Siqueira falará sobre o Processo Histórico da Exclusão do Negro na Sociedade. Às 19h30, Adriana Rangel, especialista em Educação Especial e assistente social, conversará sobre o Processo Histórico da Exclusão do Deficiente.
Em seguida, às 20h, a assistente social Carla Fernandez abordará o tema “Sociedade um Sistema Excludente”. Marcelo Prata, também assistente social, palestrará sobre “A intervenção das Políticas de Ações Afirmativas”.
Às 21h, o assunto “Avanços e Retrocessos vivenciados pela População Negra e Pessoa com Deficiência” será trabalhado pela educadora e especialista em Artes Adriana Souza e pela Presidente do Instituto Emanuel, Vânia Nascimento, encerrando o Encontro.


SERVIÇOS
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mailmimp.biblioteca@museus.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário