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Carlos Nadalim - Foto/Divulgação |
Por: Professor Carlos Nadalim*
Muitos pais se preocupam em saber se
existe uma idade ideal para a alfabetização e como isso influencia o rendimento
dos filhos na escola. Pedagogos e especialistas da área divergem quanto ao
tempo certo para iniciar o processo. Alguns dizem que a idade ideal é por volta
dos 7 anos, pois crianças menores ainda não têm maturidade. Outros, por sua
vez, acreditam que começar a alfabetizar antes disso pode ser benéfico,
contanto que se empregue um método eficaz.
Na Finlândia, pesquisadores
realizaram uma investigação ao longo de 18 anos, acompanhando 3 grupos de
crianças que corriam o risco de se tornarem disléxicas. Eles observaram que no
grupo de crianças que se tornaram disléxicas aos 7 anos, todas apresentavam,
dos 3 anos e meio aos 5, um baixo desempenho sobretudo em atividades de
consciência fonológica e conhecimento de letras.
As crianças do grupo que não atingiu
sucesso em leitura aos 7 anos também tinham um baixo desempenho em atividades
de consciência fonológica. Já aquelas que tiveram um alto desempenho em leitura
aos 7 anos eram as mesmas que, entre os 3 anos e meio e os 5, tiveram um bom
rendimento em atividades de consciência fonológica, conhecimento de letras,
linguagem receptiva e linguagem expressiva. Nesse caso, é possível perceber a
diferença no grupo de crianças que tiveram estímulos mais cedo.
Na escola onde leciono alterei o
programa de pré-alfabetização a fim de preparar as crianças para o momento da
alfabetização e, consequentemente, aumentarem o desempenho em leitura e escrita
nos anos seguintes.
Há quem acredite que a alfabetização
é um processo torturante, em que a criança é obrigada a fazer cópias e aprender
combinações de sons. Contudo, ela pode ser bastante prazerosa para os pequenos.
No âmbito das abordagens fônicas, por exemplo, podem ser aplicadas diversas
atividades extremamente lúdicas.
Ao aprender e adquirir habilidades, a
criança começa a ficar mais empolgada. Além disso, os pais ficam mais
contentes com as pequenas conquistas do filho, pois não imaginavam que o
pequeno fosse capaz de fazer tantas coisas com apenas 3 ou 4 anos.
Portanto, não é preciso esperar tanto
para estimular os filhos a ler e a escrever. O processo pode ser iniciado mais
cedo com a leitura em voz alta, jogos e brincadeiras simples, que promovem a aquisição
de habilidades fundamentais para um bom desempenho em leitura e escrita.
A realização de tais atividades pode ser uma forma de divertimento para as
crianças, além de proporcionar-lhes uma melhora da memória fonológica.
Quando a criança aprende a ler e
adquire fluência na leitura, naturalmente seu desejo por esta tende a aumentar.
Por isso, ao procurar uma escola para seu filho, busque uma que atenda às
demandas dele e leve em consideração suas capacidades. Não deixe que a escola o
desestimule ou faça-lhe perder o gosto pela leitura.
(*) Coordenador pedagógico e
organizador do blog Como Educar seus Filhos.
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