Jornalista, Empreendedora, Consultora de Moda, Workaholic. Aquela dos 30 e poucos. Libriana, Shopaholic, camaleoa, "marketeira". Apaixonada por moda, cultura e qualidade de vida!

30 novembro 2016

CIRCOLANDO SE PREPARA PARA ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DA 1º TEMPORADA

O projeto passou por 10 praças distribuídas por toda a cidade

No próximo domingo, dia 04 de dezembro, às 13h, o bairro Dr. Thouzet vai receber o Projeto CIRCOlando, produzido pela Xdaquestão Produções, resultado de um Edital do Conselho Municipal de Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da Fundação de Cultura. Ao todo, 10 praças foram visitadas não só no Centro, mas também nos distritos.

Fábio Branco, Nathan Cardoso e Léo Gaviole foram os responsáveis em apresentar o circo de forma lúdica para as crianças através de oficinas e mostrando tudo de melhor que a arte mambembe tem a oferecer, seja como diversão, quanto para quem um dia deseja se tornar um artista. Além de participar, mesmo que por um dia, da realidade de diversas comunidades carentes que existem na cidade.

“Para nós da equipe foi uma grande alegria ter nosso projeto reconhecido diante de quase 60 outros projetos apresentados, mas alegria mesmo foi viver esses domingos. Só mesmo quem esteve em cada comunidade entende o que vivenciamos. Ouvimos funk daqueles pesados sendo desligados para nosso circo começar, ouvimos de moradores que éramos guerreiros, pois quase nada acontecia naquela comunidade”, conta Maurício Araújo, produtor.

O CIRCOlando começou no dia 04 de setembro e visitou Nogueira, Cascatinha, Meio da Serra, Carangola, Castelânea, Bonfim, São Sebastião, Secretário, Posse e termina a 1º temporada no Dr. Thouzet. Além das atividades voltadas para as crianças, o projeto divertiu ainda, famílias inteiras.

“É delicioso ver o sorriso das crianças e mais lindo ainda as gargalhadas de famílias inteiras juntas nas tardes de domingo. Estamos cansados após as apresentações, mas renovados em alegria diante do trabalho exposto”, afirma o produtor.

Para participar é preciso realizar a inscrição através de uma ficha cadastral, em seguida é feita a abertura com a chegada dos atores e a apresentação dos projetos. A primeira oficina é a de Perna de Pau, em seguida, Show de Mágica, oficina de Malabares e Show de Palhaços. Até 50 crianças podem participar de cada apresentação.

O objetivo da XdaQuestão é ampliar o projeto para o ano que vem e assim, mais comunidades sejam contempladas pelo circo. A meta é de, além dos bairros, o CIRCOlando possa ser realizado empresas e escolas também.

“Sabemos que entregamos o nosso melhor e é por isso que chamamos de 1ª temporada. Esperamos o Edital de 2017 para apresentarmos o novo projeto ampliado para pelo menos 20 comunidades. Mas também estamos à disposição de qualquer empresa que entenda a importância da arte, do circo e de unir as famílias”, finaliza.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2231-9707, (24) 99955-2730 e (24) 98101-4558, no e-mail contato@xdaquestaoproducoes.com.br ou na Fanpage da Xdaquestão Produções https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes.

SERVIÇO
CIRCOlando Petrópolis – Conhecer, aprender e respeitar a arte
Dr. Thouzet – domingo, 04 de dezembro de 2016

CRONOGRAMA
13h – Inscrição e Autorização de uso de imagem
Maurício Araújo - Produtor
Apresentação de ficha cadastral com todos os dados das crianças, autorização de uso de imagem por parte dos pais, verificação de alergias, contagem dos participantes e inclusão de pulseiras de identificação.

14hh – Abertura
Chegada dos atores, apresentação do projeto, explicação sobre as atividades, organização das crianças em grupos. Bate papo sobre o que é o circo, quando, como e de que forma surgiu. Apresentação da arte circense como herança cultural e familiar e como arte popular e de todo o cidadão.

14h15 – Oficina de perna de pau
Com uma brincadeira dos velhos tempos, o objetivo de se equilibrar numa perna de pau vai incentivar as crianças a superarem seus desafios. Essa atividade prazerosa ajuda na concentração e coordenação de movimentos, explorando novas habilidades como equilíbrio e percepção de espaço. Buscando resgatar uma brincadeira das gerações passadas, tem como objetivo de também despertar o interesse pela atividade física e mostrar pra criança que nem toda diversão vem do mundo eletrônico. Essa oficina propõe-se a resgatar a criança que brincava no quintal com atividades divertidas através da magia do Circo.

14h45 – Show de Mágica
Ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. O mais antigo registro de uma apresentação de mágica está em um papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C, que conta sobre um mágico chamado Dedi, e relata seu desempenho diante da corte do faraó Kéops. No projeto aqui apresentado as mágicas serão realizadas por Nathan Cardoso e dentre as atividades vão estar aparição de objetos, utilização de lenços, argolas, bengalas, varinha mágica, truques realizados com o público, dentre outras mágicas clássicas, cômicas e ventriloquismo que vão agradar as crianças, público alvo das atividades, bem como os pais e responsáveis.

15h15 – Oficina de malabares
Mágica ou Técnica? O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Estes objetos são itens que o artista usa para fazer o malabarismo, o qual pode ser feito com bolas, clavas, argolas, tochas, facas, serras, caixas, dentre outros.  A oficina de malabares tem como proposta de ensinar a técnica pra criança se sentir como mágico. Buscando iniciar os participantes à arte circense, a arte dos malabares será passada com muita interatividade e descontração. Ao confeccionar seu próprio malabar (bolinhas feita com balões de festa e painço) a criança aprenderá o passo a passo pra conseguir manipular as 3 bolinhas voando pelos ares. Essa proposta dela levar o malabar pra casa tem como objetivo incentivar a continuidade da prática. Estimulando a coordenação e concentração, cada participante terá uma experiência única de descobrir que pode fazer malabares com a implementação da técnica com persistência. Pensando na aplicação pedagógica da proposta, a técnica e persistência, podem ajudar na vida profissional e pessoal na busca de objetivos dos participantes.

15h45 – Show de palhaços
O objetivo é demonstrar a arte circense através de uma apresentação, projetando alegria para todas as idades. Sendo um show por meio de palavras, sorrisos, gestos, vão transportar o público ao mundo encantado do circo. A proposta em questão oferece um espetáculo variado de forma que os profissionais vão manter tradição circense com a arte "clownesque", misturando, graça, ingenuidade, malabarismo, músicas de domínio público e acrobacias.

16h15 - Finalização
Entrega de certificados de participação nas oficinas e convite para os próximos eventos.

Xdaquestão Produções
(24) 2231-9707/ (24) 98101-4558
mauricioaraujo.produtor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário